As melhores praias do Rio de Janeiro – as praias selvagens

Como chegar nas praias selvagens do Rio de Janeiro?

 

A trilha começa no final da praia de Barra de Guaratiba ( Barra de Guaratiba também conhecida por outra famosa trilha , a trilha para a pedra do telégrafo ). A Trilha para as praias selvagens é considerada de nível moderado, e com aproximadamente 7km de percurso total. É uma trilha bem sinalizada, com as pegadas da Transcarioca e placas com os nomes de cada praia e sua direção, como podemos ver nas fotos abaixo.

Praia de Guaratiba, a trilha parte do final da Barra de Guaratiba, mas antes vale a pena uma pausa para as fotos dessa bela praia.

Siga as pegadas da Trilha transcarioca.

 

Placas indicando a direção da pedra da tartaruga, praia do perigoso e praia das conchas.

 

Vista de cima da pedra da tartaruga, ao fundo: praia do perigoso, praia do meio, praia funda e bem ao fundo praia de grumari.

 

Praia das conchas, pedra da tartaruga e praia do perigoso.

Com aproximadamente 30 minutos de caminhada ( isso é muito relativo, e vai de pessoa para pessoa, nesse caso são 30 minutos partindo do final da praia de Guaratiba e não fazendo paradas para fotos e descanso ), nós chegamos na praia das conchas, uma praia com pequena faixa de areia e podemos ver também a praia do perigoso e a pedra da tartaruga. Aconselho fortemente subir até o topo da pedra da tartaruga, pois de lá de cima é a vista mais bonita de toda trilha, como poderão ver no vídeo abaixo.

A vista da pedra da tartaruga é o ponto alto do passeio, la de cima podemos ver as praias do perigoso, praia do meio, praia funda e mais distante a praia de Grumari e Pedra do pontal.

Praia do Meio e praia funda

Descendo a pedra da tartaruga iremos continuar por mais 20 minutos até chegar no local que tem um pequeno rapel, nada de pesado, apenas uma corda que facilita muito a descida, para então chegarmos na praia do meio. A praia do meio é uma praia muito bonita de areia branca, águas claras, mas muito agitada dependendo do dia, e requer muito cuidado, pois são praias viradas para o mar aberto. Seguindo a trilha chegaremos na bela e deserta praia furada, aqui é necessário muito cuidado também por se tratar de uma praia de difícil acesso e qualquer problema torna o socorro mais difícil. Do mais é só aproveitar o lindo visual, tirar muitas fotos e agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer esse paraíso.

 

Bruno Nunes Ramos, Guia de turismo cadastur e CEO da Rio Litoral tour.